Testemunhos

dinamica-da-gratidao

É muito gratificante receber uma carta como esta, que abaixo publico! Sou grata à S. pelo privilégio de a conhecer e de a acompanhar no processo de crescimento pessoal 😉

Carta à minha psicóloga Dra. Conceição Viterbo:

Dra. Conceição não queria deixá-la sem lhe escrever algumas palavras sobre a importância que teve nesta descoberta da minha vida – sim porque eu descobri (ou encontrei) o Eu que tinha dentro de mim e sem a sua ajuda nada disto teria sido possível.

Ficar-lhe-ei eternamente grata pelo facto de me ajudar a encontrar o meu caminho para a paz e para a felicidade em que me encontro neste momento, não sei se vai durar mas também não quero saber, o que sei é que vivo neste momento sensações e emoções que jamais vivi e que nada têm a ver com o exterior mas sim com o que tenho dentro de mim – o que por vezes até tenho dificuldade em exprimir e até entender, mas o que sei dizer é que é bom! Este estado amoroso em que me sinto quase constantemente é das melhores coisas que me tem acontecido!

Obrigada por me ouvir! e eu sei que falo mesmo muito … obrigada por me ajudar a perceber que a vida e a felicidade não tem de depender do que os outros pensam de nós, não tem de depender do reconhecimento dos outros pelo sacrifício que achamos fazer por eles, não tem de depender dos bens materiais, não tem de depender da imagem, mas tem sim de depender de nós ACREDITARMOS, e a Dra. Conceição fez-me ACREDITAR, acreditar em mim!  e eu agarrei-me a isso com todas as minhas forças, e o acreditar nisso deu-me a possibilidade de me conhecer melhor, de me valorizar e de encontrar a minha essência ao fim de todos estes anos em que andei perdida no mundo e em mim própria.  O acreditar em mim fez-me também acreditar nos outros e essencialmente acreditar no Amor. Ajudou-me a acreditar na felicidade e no propósito da minha vida, sim porque quase cheguei a acreditar que tinha deixado de ter um propósito, mas felizmente a Dra. Conceição iluminou o meu caminho para que eu voltasse a encontrá-lo. Ajudou-me a lutar contra os meus medos, contra as minhas inseguranças e a dar um sentido a isto tudo, a continuar o meu percurso com mais tranquilidade e com mais paz. Ajudou-se a perceber que não preciso de correr para chegar a algum lado e que estando em paz comigo o universo se encarrega do resto e tudo flui. A Sua forma calma e inteligente de me ajudar a relativizar e desvalorizar “problemas” que eu achava ter, foram determinantes, pois saí sempre das suas consultas com uma esperança inexplicável, e era essa esperança que me dava forças para acreditar que estava no bom caminho, pois eu respirava e sentia uma alegria dentro de mim –  e isso deveria querer dizer alguma coisa…pensava eu! E queria, queria dizer que para ser feliz eu precisava de ter passado por esta transformação e a Dra. ajudou-me a interpretá-la, poi sem si talvez nunca tivesse tido ferramentas para a ter compreendido e continuaria a viver num sufoco, sem amor nem esperança…

Não me vou prolongar mais, pois eu quando escrevo sou como quando falo –nunca mais paro- por isso vou concluir somente dizendo com emoção (literalmente…)

QUE ME IREI SEMPRE LEMBRAR DE SI E ESTARÁ SEMPRE NO MEU CORAÇÃO, GOSTEI MUITO DE A CONHECER

MUITO OBRIGADA E DESEJO QUE A VIDA LHE TRAGA TUDO BOM, TUDO O QUE DESEJA!”

S. 2016/09/14

 

Outros testemunhos 🙂

“A experiência está a ser única.
No início não foi fácil, tinha de partilhar o que sentia, dizer em voz alta o que mais me magoava. Estava com muito medo daquilo que pudesse descobrir sobre mim. A minha bolha era tão escura que só via preto. Ao invés de forçar os olhos, fechei-os e olhei para dentro de mim. Com o seu acompanhamento, links, livros e meditação consegui olhar para dentro de mim, sentir, observar e escutar. Descobri e/ou redescobri que sou um ser humano com imperfeições e qualidades. Aprendi a amar-me como um todo, como um indivíduo único.
Comecei a estar de uma forma proactiva, procurar, pedir ajuda e a ser corajosa.
Numa das consultas falamos sobre o controlo. Quando me disse que não há controlo senti que metade do peso que tinha nos ombros desapareceu. Aos poucos, tomo consciência que sou a pessoa que quero encontrar nos outros. Estou mais grata, com mais fé, mais positiva, mais segura.
Estava muito dependente da valorização e do acreditar dos outros e aprendi que o acreditar depende apenas de mim. Sem dúvida, que os inputs exteriores são importantes mas é mais importante ser eu a alimentar-me.
Quando comparo o antes e agora, fico muito feliz com a minha evolução. Isso deixa-me orgulhosa. 
Comprometi-me com o meu eu e o resto alinhou-se. Sinto que tudo é possível. E isso enche-me o coração.
Fico muito agradecida pelo o seu acompanhamento. Esta evolução também foi possível porque você existe. Obrigada!”  C. (30 anos).

 

“Numa altura em que achava que a minha vida já não podia piorar mais, a psicoterapia foi essencial para que pudesse ultrapassar as dificuldades e melhorar a minha autoestima.

Orientada pela Dra. Conceição Viterbo, sempre muito disponível e profissional, aprendi a conhecer-me melhor e a lidar com os reveses da vida.

Hoje posso dizer que, graças ao trabalho desenvolvido durante as consultas, sou uma pessoa mais tranquila, equilibrada e feliz.”  C. (32 anos).

 

“Todos à minha volta me viam mal. Tentaram alertar-me mas sem sucesso. Não queria ver o que se estava a passar. O que sentia… escondia, camuflava, engana até …

Certo dia, por uma situação mínima, o mundo desabou. Queria desaparecer, queria morrer ou pôr fim à minha própria vida. Logo agora que acabava de ser mãe! Uma luta de anos…

Peguei no telefone e pedi ajuda.Indicaram-me um profissional em psicoterapia e marcaram-me a primeira consulta com a Dra. Conceição Viterbo.

Sábias mãos em que caí!

Ouviu-me, questionou-me, alertou-me, fez-me pensar em tudo, fez com que duvidasse e questionasse todos os meus pensamentos e sentimentos.

Foram meses de trabalho sem sentir da parte da Dra. Conceição desdém, má vontade, crítica destrutiva…

Custou. Sofri. Mas valeu a pena.

Senti na Dra. Conceição uma mão de confiança, motivação, ensino…

Hoje estou muito melhor, mais tranquila, mais assertiva, mais feliz.

Obrigada Dra. Conceição Viterbo!”  M. (36 anos).

 

“Está a ser processo muito positivo.  Gosto muito. Quando saio da consulta, vou sempre cheia de energia e optimismo. E com a sensação de que vai correr tudo bem e que vou ser feliz outra vez .

Obrigada! E obrigada por nunca olhar o relogio! ;)” E. (29 anos).

 

“Maria Conceição Viterbo é uma profissional de excelência – competente, humana, disponível. Com o seu apoio e orientação ajudou-me a combater uma doença muito grave, que todos negligenciaram.

Por isso lhe sou eternamente grata.” C. (59 anos).